A Década do Oceano
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o período de 2021 a 2030 como a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Este movimento global, conhecido como a Década do Oceano, é um momento super importante para pensar o presente e planejar o futuro do oceano. Junto a essas ações, destaca-se a Agenda 2030 e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Durante esses dez anos, o foco é proteger e promover a sustentabilidade do oceano. Cientistas, governantes e especialistas de diversos setores estão criando estratégias para disseminar o conhecimento sobre ciência oceânica, destacando a importância do oceano para o planeta e a urgência de ações de recuperação e promoção de saúde única.
No Brasil, as iniciativas são coordenadas pelo Programa Ciência do Mar, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que promoveu o edital pelo qual o projeto de estruturação da rede Coalizão Paraná foi contemplado e está sendo financiado, junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Confira aqui o endosso da rede pela UNESCO!
O litoral do Paraná não vai ficar de fora dessa corrente! A Coalizão Paraná pela Década do Oceano está realizando atividades coordenadas, dialógicas e colaborativas de divulgação científica e ações educomunicativas. Esperamos engajar a sociedade em um caminho de transformação para a construção de processos futuros de governança, com uso da ciência como ferramenta de mudanças ambientais, sociais e econômicas.
À medida que atravessamos os primeiros anos desta década, desejamos destacar os avanços científicos e discutir os desafios futuros que enfrentamos para garantir a saúde e a resiliência do nosso oceano.
"
Conservar e usar de forma sustentável o oceano, os mares e os recursos marinhos.
Agenda 2030
A Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é um plano proposto pela ONU para alcançar um futuro mais justo e sustentável. No Brasil, a integração de mais três objetivos resulta em um total de 20 ODS, todos interconectados para promover a sustentabilidade em várias dimensões.
A Agenda 2030 destaca-se pela sua abordagem integrativa, visando erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.
O ODS 14, "Vida na Água", direciona ações locais e globais na conservação e uso sustentável do oceano. Este objetivo é essencial para garantir a saúde do oceano, que é vital para a sobrevivência de milhões de espécies, incluindo os seres humanos.
18 - Igualdade Racial
19 - Arte, Cultura e Comunicação
20 - Direitos dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais
O oceano desempenha um papel fundamental em diversos aspectos da vida no planeta, desde a regulação do clima até a provisão de alimentos e oxigênio. Portanto, a implementação efetiva da Agenda 2030 é essencial para assegurar que o oceano continue a oferecer seus inestimáveis serviços ecossistêmicos.
No Brasil, a adoção da Agenda 2030 e a promoção dos ODS são fundamentais para alinhar as políticas nacionais com os objetivos globais de sustentabilidade. A Coalizão Paraná pela Década do Oceano está comprometida com a realização de atividades que promovam a sensibilização e o engajamento da sociedade na conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros.
Estas ações não só reforçam a importância do ODS 14, mas também contribuem para o avanço de outros objetivos interligados, como a redução da pobreza (ODS 1), a promoção da saúde e bem-estar (ODS 3), a garantia de educação de qualidade (ODS 4), a ação contra a mudança global do clima (ODS 13), e tantos outros.
À medida que avançamos na Década do Oceano, a Agenda 2030 serve como um guia para direcionar nossos esforços na proteção e recuperação do oceano.
As iniciativas coordenadas e colaborativas, como as desenvolvidas pela Coalizão Paraná, são exemplos de como podemos trabalhar juntos para alcançar os objetivos globais e garantir um futuro sustentável para o oceano e para todos nós.