Eixos temáticos
A ciência oceânica é muito vasta e diversa, há muito a se pesquisar e saber sobre o Oceano, e a Coalizão Paraná pela Década do Oceano estabeleceu 5 eixos temáticos centrais da ciência oceânica que irão concentrar as ações

Ecossistemas marinhos e costeiros (Macroecologia)
Florestas costeiras; rios costeiros; baías e estuários; brejos; manguezais; restingas; costões rochosos; praias/zona costeira; e plataforma continental.
Biodiversidade marinha e costeira
(Vida Marinha e Costeira)
Flora, fauna, fungos e microorganismos de cada ecossistema; incluindo as espécies endêmicas (que ocorrem somente em uma região específica); espécies exóticas (que se distribuem por ação antropogênica além da sua área natural); sobre-exploração dos recursos marinhos (uso dos recursos de forma exploratória); ameaças (diversos estressores); e avaliação de exposição e risco.


Humanidade e oceano (Dimensão humana)
Humanidades envolvidas nos temas da ciência do mar; pesquisas e abordagens com usos e gestão deste território e seus recursos; atividades humanas sociais e econômicas nos ecossistemas costeiros e oceânico de relevância regional; interesses e conhecimento tradicional das comunidades locais sobre o território, recursos, mecanismos de governança e instrumentos legais; cultura local e interfaces com a cultura oceânica; turistas, turismo e outros atores e usos no território; e conexões humanas com o oceano e sua biodiversidade.
Interação continente-oceano-atmosfera (Processos climáticos e oceânicos)
Dinâmica e processos que afetam a zona costeira, transição entre ecossistemas de água doce e água salobra, o oceano e a atmosfera e suas influências na biodiversidade, atividades humanas e clima. Previsão, monitoramento e gestão de riscos e desastres. Conexões entre o oceano Atlântico e o Antártico.


Futuro do oceano
(“O oceano que precisamos para o futuro que queremos”)
Tecnologias e inovação em prol da ciência oceânica; ferramentas de integração de grupos e dados de pesquisa (estratégias de ações em rede); monitoramento ambiental; gestão integrada territorial; redução de impactos e mitigação de danos socioambientais; desenvolvimento sustentável e sustentabilidade oceânica; Economia Azul; e cultura oceânica.

Eixo Transversal
(comunicação, inovação, tecnologia, processos, metodologias)
Comunicação, divulgação científica, educomunicação, ciência cidadã, inovação, tecnologia, processos e metodologias para promover a ciência oceânica. Foco nas ações que aprimoram a coleta e análise de dados, engajam a sociedade na pesquisa e monitoramento ambiental, e disseminam o conhecimento científico.



